segunda-feira, 18 de abril de 2011

TV BRASIL DECIDE RETIRAR PROGRAMAS RELIGIOSOS

A EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), administradora da TV Brasil, após decisão do seu conselho curador decidiu retirar da sua grade os programas religiosos, ou seja, uma missa católica e um programa evangélico. O conselho entendeu, motivado por freqüentes denúncias em sua ouvidoria, que os mesmos deveriam ser excluídos por não contemplar a diversidade religiosa presente no país.

Com essa ação, observa-se que o comportamento do brasileiro está mudando, principalmente quando se fala de canal publico de televisão. É muito importante entender que isso tem um efeito em outros religiosos, que não são evangélicos ou católicos, que se sentiram incomodados pela a falta de espaço ofertado ás suas tradições religiosas em canal publico de TV.

O conselho curador da EBC decidiu que deverá manter a apresentação dos programas exibidos atualmente por mais 6 meses e depois desse tempo, construir uma grade de programação plural para dar conta da diversidade religiosa existente no país.

Devemos nos manter atentos, pois diversas religiões têm muito a dizer e, porque não usar do espaço público de televisão, já que é um direito? Pagamos impostos para que ele exista, são concessões públicas negociadas pelas bancadas sobre tudo evangélicas e católicas presentes no Congresso e Senado.

O Tô Legal! Vem chamando a atenção para que comecemos a adotar uma postura de participação democrática. Nossa religiosidade está presente na formação social desse país, mas deve ocupar um espaço de maior respeitoe credibilidade na esfera pública. Precisamos chegar ao entendimento de que não é possível mais dar oportunidade em um canal público de TV, apenas para dois segmentos religiosos e negar voz aos umbandistas, candomblecistas, judeus e tantos outros que compõe a pluralidade religiosa brasileira.

É, sem dúvida, um avanço no comportamento da sociedade estas denúncias. Precisamos usar mais as ouvidorias para mudar este país. O debate sobre a intolerância religiosa vem ganhando uma proporção maior no seio da sociedade brasileira, ao ponto de hoje já estar dando eco e impacto nesse canal de televisão. Acreditamos que em breve esse impacto também chegará às emissora privadas, com isso não será mais possível negociar apenas através das bancadas políticas, programas que exibirão com exclusividade uma ou duas tradições religiosa. Esse espaço será divido com as demais religiões, pois temos certeza que existem muitos pais e mães de santo que querem falar em rede públicae contribuir com nossos conhecimentos, com nossa tradição para enriquecer, ainda mais, a formação do povo brasileiro.  

Parabéns ao conselho curador da EBC (TV Brasil) por esta decisão! Estamos de olho!!!

por Flávia Pinto

3 comentários:

  1. Temos que estar presentes nestas decisões uma vez que a bancada política de espiritualista é imensamente menor.
    Parabéns irmã Flávia pelo artigo.
    A Tenda Umbandista Caboclo Jundiara está de olho !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o Tecaf Também
    www.tecafumbanda.com

    saravá

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com as critcas. Sou Evangélico, mas respeito todas as religiões. O espaço tem ser para todos segmentos da sociedade. Espero que, as criticas sirvam de lições para outros canais de Televiões. Parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir