quinta-feira, 19 de maio de 2011

RECONHECIMENTO DO STF PARA UNIÕES ESTÁVEIS HOMOAFETIVAS


Esta semana o quadro Tô Legal traz a iniciativa do Supremo Tribunal Federal sobre o reconhecimento da união estável homoafetiva, ou seja, para casais homossexuais. A partir dessa ação o Supremo reconhece a formação de 4 tipos de família brasileira: as decorrentes de casamento, de união estável entre heterosexuais, a família mono parental onde um dos cônjuges fica com o filho e agora a decorrente da união homoafetiva. 

Para os Terreiros de Umbanda e Candomblé que realizam casamentos, batizados e cerimônias religiosas, agora podem contar com a presença do juiz de paz para fornecer este documento, no caso dos casamentos. É importante lembrar que este documento somente poderá ser emitido pelos cartórios e pelos Terreiros devidamente legalizados (com CNPJ). Esta vitória do movimento LGBT é mais um direito para os Terreiros, que através deste, pode exercer o seu papel político e ter reconhecido seus casamentos religiosos em conjunto com a emissão de um documento oficial. 

É sabido que existe uma grande quantidade de homossexuais dentro das religiões afrobrasileiras, exatamente por serem estas algumas das poucas religiões que os respeitam e aceitam. Uma vez celebrando uma união como esta, o que está sendo abençoando é o amor, é o direito a vida e a liberdade, fundamentos básicos para todas as tradições religiosas. 

Parabéns ao Supremo Tribunal Federal e aos ativistas políticos LGBT's por esta conquista, em especial Claudio Nascimento que é um guerreiro na luta contra a homofobia e conseguiu através da SUPERDIR - Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro (http://superdirrj.blogspot.com) lançar hoje a campanha Rio Sem Homofobia em parceria com Prefeitura e Governo do Estado do Rio de Janeiro, nossa Cidade maravilhosa está de parabéns novamente. 
Estamos de olho!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SÉRIE "SAGRADO" TV GLOBO



A exibição da série "Sagrado" exibida pela TV Globo e Canal Futura demonstra o quanto a temática da liberdade religiosa vem ganhando espaço no cenário publico e midiático e ainda com destacada importância por ser uma emissora de TV que detém um dos maiores índices de audiência do País. Esse programa existe há 3 anos e conquista cada vez mais visibilidade. 

O programa é composto por falas de diversos religiosos sendo transmitido nos intervalos comerciais diurnos e aos Domingo pela manhã. 

Isso provoca no público dessa emissora a oportunidade de conhecer um pouco mais das diferentes religiões, porque as vezes a pessoa por si própria não vai procurar conhecer qual é a visão de algumas religiões sobre determinado assunto. 

No momento em que a Globo toma essa iniciativa, de abrir esse espaço plural, está sendo promovida a igualdade de oportunidades. É o que a TV Brasil vem tentando fazer: dar pluralidade as diferentes tradições religiosas. Nós sabemos que existem canais de televisão que são negociadas através das bancadas evangélicas dentro do Congresso Federal e no Senado e não dão oportunidade para que as outras tradições possam participar, como já falamos outras vezes. 

Existem várias Mães e Pais espirituais que têm muito a contribuir com conhecimento, cultura e tradição, e poderiam estar nas telas da TV, mais isto não ocorre por ser muito caro manter um programa na ar. A Globo vem preparando uma nova temporada, com novos religiosos e novos assuntos sendo abordados. Eles estão provocando polêmicas para serem transmitidas e é exatamente isso que o publico quer ouvir: diferentes opiniões sobre diferentes assuntos. 

É uma oportunidade ímpar para cerca das dez tradições religiosas que integram os novos quadros do programa. Enquanto religiosos, nós somos propagadores e operários da paz para a construção de um bem maior na humanidade e a função que um Sacerdote tem na vida de todos aqueles que integram a comunidade a qual ele dirige é muito importante e ética. 

Alcançar o povo brasileiro mostrando um pouco da pluralidade cultural e religiosa existente no País é algo muito positivo para o debate sobre a liberdade religiosa. O Quadro Tô legal está de olho e parabeniza a Rede Globo e o Canal futura com está  iniciativa. 

Estamos de Olho!!!